Aeroporto Sorocaba - Propósta TCC

Aeroporto - Resumo


Hoje o mundo deixou de ter barreiras e passou a ser acessível às pessoas que precisam estar em locais diferentes a cada momento a cada novo negócio a fechar, estar nos lugares hoje pode significar uma grande diferença num próximo momento. E desde que o homem começou a trabalhar suas revoluções, industrial, cultural, científica, e etc. Este tem a necessidade de cada vez mais da velocidade, seja ela num clique de um mouse, conectando o mundo a uma velocidade estonteante, ou até mesmo num direito que todo homem anseia, o de ir e vir. Ansiedade esta que além de veloz também deve ser confortável e segura. Esta é a grande busca do homem moderno.
"Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar". Leonardo da Vinci (1452-1519)
O homem inventivo já não se contentava em levar dias em viagens desconfortáveis demoradas e perigosas, e começa a grande jornada da criação dos meios de transporte, já não se contentava em pisar o solo, e observava a natureza dos pássaros e encantava-se com estes, celebrava a possibilidade de como eles, também poder voar, porém a maior dificuldade do homem de entregarem-se as decepções dos erros e acertos, principalmente quando o que está em jogo é uma de suas maiores ambições. Comparar-se ao divino.
"As invenções são, sobre tudo, as resultadas de um trabalho teimoso”. Alberto Santos-Dumont (1873-1932).
"A função das asas é elevar algo pesado ao lugar onde ficam os deuses. Mais do que qualquer outra parte do corpo, elas são de natureza divina" Platão (428-347aC).
Assim, o homem constrói sua história de evoluções de descobertas e de desafios, assim começou e assim será cada qual tem sua teoria seu objetivo, os nossos objetivos acabam por interferir aos objetivos do próximo, pois não há isolamento humano quando se trata de sociedade, o homem precisa conviver, mas também precisa se deslocar, e habitar, construir vilas, cidades e metrópoles, mudou-se, criou vínculos aqui e lá. Visto isso vê a necessidade de deslocar-se criando meios físicos ou tecnológicos para isso, o mundo começa a ficar mínimo aos pés dos homens, porem isto acaba por gerar intervenções urbanas, e é quando tudo pode tornar a situação muito simples ou pode complicar tudo.
"Todavia, a cidade permanece uma criação histórica particular; ela não existiu sempre, mas teve início num dado momento da evolução social, e pode acabar, ou ser radicalmente transformada, num outro momento. Não existe por uma necessidade natural, mas uma necessidade histórica, que tem um início e pode ter um fim. Tornar-se importante, pois, explicar a origem da cidade no mundo antigo e também na medida do possível o seu destino no momento atual" Benévolo 1997 p. 9.

(Todos os tópicos relacionados a autores, pensadores e personalidades são pesquisas WEB.)

Firma-se que a proposta tem como objetivo principal, estabelecer para Sorocaba a implantação de um complexo aeroportuário, explorando o potencial tecnológico de uma cidade que já possui conhecimento como referência na manutenção de aeronaves, aproveitando-se deste para um maior investimento técnico para a população residente em Sorocaba e outras com vocação aérea...

... Das características gerais do edifício, tais como a tendência de obras de grande porte, um edifício contemporâneo com estrutura desenvolvida sob a concordância de técnicas simples não tão caras e de fácil montagem, para isto uma estrutura pré-fabricada dá sustentação a cobertura, sob grandes vão são organizados os espaços de interesse. Sendo assim uma arquitetura plasticamente agradável e funcional. Partindo do conceito da forma que segue função, pode-se dizer que a alma deste possui a vocação a abrigar tal função.
(em breve novas imagens e desenhos para exemplificar melhor a ideia).

Comentários