Erick

 2º Estudo

 

 Conceitualmente o projeto manteve as principais características, porém para um valor mais acessível e possibilitar um financiamento deste os proprietários optaram por algumas alterações do projeto.


 Fachada mais baixa e eliminação de um pavimento que seria um espaço comercial, porém para o custo de obra percebeu-se dispensável.


 Manteve-se a questão iluminação e ventilação desta obra utilizando grandes vãos e aberturas onde portas e janelas tiveram norte a beleza e composição da fachada principal, e com a ausência de uma garagem ao nível da rua a não necessidade de coberturas sobressalentes no lote possibilitaram um visual muito mais limpo.


 Integração dos espaços e utilização de áreas que poderiam passar desapercebidas como o hall de entrada com uma pérgola sobre a porta de entrada compõe uma varanda para recepção de convidados e uso da família.


Sala estar, juntamente com a sala de jantar e acesso fácil num hall para a cozinha, uma sala de estar para servir e reunir os amigos nas datas mais especiais.


Cozinha foi pensada na rotina familiar, de quem estuda trabalha e ainda assim aprecia a manufatura de suas refeições, no tamanho ideal para o casal e com um planejamento direcionado ao dia a dia.


Na área de luz e ventilação o toldo protege os equipamentos e ao mesmo tempo permite a luz necessária na cozinha, trata-se de uma área de múltiplas funções e nesta funciona também a área de serviço .


No Subsolo onde situa-se a churrasqueira e área de lazer para receber poucos ou muitos amigos pois é possível integrar a garagem ao espaço da churrasqueira assim mais do que dobrando o espaço útil para esta área.


Churrasqueira, pia e local para geladeira e outros equipamentos que se percebam necessários para o funcionamento deste espaço, não dispensando uma área gramada para valorizar o cantinho do sossego.


 A casa tem acesso externo para a área do churrasco e consequentemente à garagem que possibilita o transito entre esses dois pavimentos de forma muito mais privativa.


A garagem no subsolo protege os veículos, priva o acesso aos mesmos e ao mesmo tempo gera um espaço que pode ser utilizado para outros fins, para isso foi pensado ventilação permanente neste espaço e uma laje livre de pilares pois estamos levando em consideração a largura do lote.

___________________________________________________________________________

1º Estudo

 Projeto desenvolvido para um jovem casal na cidade, universitários no inicio de suas conquistas com um olhar para um futuro promissor.
O terreno estreito com uma topografia desafiador faz surgir uma ideia bastante louvável para esses dois desafios, uma moradia completa com garagem, e toda estrutura para o automóvel assim como espaço de lazer no subsolo, onde optou-se por não haver aterros.



No térreo espaço para um salão comercial, que proveria uma renda extra com locação ou um negócio próprio, onde poderiam ser desenvolvidas várias atividades.
Acesso a residência no térreo compartilhado com o acesso ao espaço comercial, porém independente deste e abaixo deste acesso ver-se o acesso a garagem no subsolo e a varanda da sala de estar da residência.
 

Já dentro do imóvel o acesso dar-se a pela sala de estar e jantar, onde pode se ver um balcão tipo americano que forma um apêndice a cozinha que poderíamos chamar de copa, com um grande armário ao fundo que compõe a mobília e a porta de acesso a parte intima da casa.
Enquanto a cozinha mantém-se reclusa atrás do nicho que acessa a casa, onde se tem acesso a área de luz e ventilação que funciona também como área de serviço.


Uma cozinha bastante simples e funcional para um casal jovem que tem sua vida com muito trabalho onde a praticidade e organização conta e muito porém sem deixar a beleza do espaço de canto, iluminação e ventilação foram considerados como pontos focais para desenvolvimento deste espaço.

A área intima da casa, dormitórios e banheiros com espaço desenvolvido para melhor organização espacial e conforto dos usuários destes espaços, que para um terreno bastante estreito foi possível soluções bastante satisfatória.


© Todos os projetos apresentados aqui são de autoria e todos os direitos destes são de propriedade do criador e administrador do bloog segundo as leis 9610/98 e 12853/13.

Comentários