Reserva Ipanema 1 e 2

Refazendo o projeto:

Pois bem, a cada dia que se passa a gente amadurece e desenvolve novos conceitos e novas ideias, o projeto anterior, que se refere a casa no Reserva Ipanema, estava bem legal, mas é o tipo da situação, as ideias mudam, amadurecem, e diante disto nasceu um novo projeto, mais maduro, e também interessante. como se segue.



 Uma fachada frontal bastante contemporânea já mostra o requinte que acompanha a simplicidade da casa, esta feita sobre medida aos costumes da família, e as necessidades de cada um que usufrui de um conceito onde a estética é apenas o começo de tudo, mas com o histórico familiar a maior preocupação foi a ventilação dos ambientes, assim como a iluminação natural destes. 





Na área externa a preocupação com a interação familiar e o lazer direcionado ao alivio dos dias de trabalho. Um paisagismo que permeia a casa pelo volume criado para acondicionar a escada assim como a ventilação da sala. O aproveitamento de plantas que acompanham a família desde o começo é pensado a todo o momento.







Na sala, a integração de ambientes como sala de estar, jantar e bar, (embaixo da escada), que complementam com o jardim lateral um conceito de vida familiar, para que a família tenha maior tempo de convívio e conversas, com o maior conforto possível.






Simples e com um custo pensado a possibilitar uma obra mais simples possível, e também com um tempo aceitável a finalização do processo construtivo. Formas e peças pré-fabricadas para as escadarias, pranchas de madeira em lugar as pedras caras e de difíceis manufaturas assim muitas coisas podem ser efetivamente produzidas no próprio canteiro. 






A cozinha prática e desenvolvida para uma reunião com os amigos a um jantar ou almoço, proporcionando a interação com a área de lazer, completando assim o conjunto, tendo em vista um dos cômodos mais funcionais hoje nas casas brasileiras.






Dormitórios das crianças, resolvidos numa arquitetura a compor um ambiente limpo de fácil manutenção, leva-se em conta a igualdade entre os dois dormitórios, para se passar aos pequenos uma ideia de igualdade entre eles.








Dormitório do casal, pensou-se num ambiente com  privacidade e conformidade as necessidades dos proprietários. um hall que serve-se de um móvel provido de sapateira e penteadeira, o dormitório propriamente dito, closet, e o banheiro do casal.




Projeto Anterior.

Um novo projeto, um novo conceito, térreo totalmente voltado a área de lazer e social, que quando não abriga os automóveis da família, um grande espaço que é voltado à diversão dos filhos.
O paisagismo também é um dos pontos forte do projeto, com elementos vegetais e decorativos de grande porte, quebra a grande volumetria frontal, gerando proporção a edificação. Que se molda em três pavimentos.

Grandes panos de esquadrias trabalham para um design harmonioso em suas três elevações que se tornam viziveis.
Além de propiciar maiores ventilações e panos de iluminação natural, exigência dos clientes, que optaram por elevar a casa para minimizar a umidade ascendente.
A grande varanda frontal permite aos proprietários uma vizual privilegiado do condomínio, pois trata-se de um terreno na parte mais alta de todo o empreendimento.

As três suites priorizam maior intimidade aos filhos do casal que possuem uma diferença de idade considerável, e com isso cada um tem suas prioridades, um estudos, pois o vesatibular se aproxima, a outra mais nova, brincadeiras pois deve aproveitar a infância.
As linhas modernas e sutis da residência, traduz uma linguagem e a composição segue o uso, lançando mão de um conceito que propicia um método construtivo diferênciado.
Optou-se por alvenaria nas fachadas e Dry-Wall, cimentício nos paineis de divisões internas. 

Um quintal com um pátio de serviços, lateralmente sob o atelier temos uma área de serviços para atender o salão de festas e garagem. O que faz complemento com uma área de serviços mais completa no pavimento de cima, para atender os pavimentos direcionados a casa.

As áreas internas amplas podem ser utilizadas para muitas funções no salão do térreo.
Uma cozinha mineira é projetada, mas com um toque de área gourmet. Acompanhando assim o conceito de Arquitetura moderna.
Neste pavimento temos o acesso principal à casa, provido de escadas mas com previsão de elevador panorâmico, permitindo assim uma melhor acessibilidade aos demais pavimentos.
 
Os ambiêntes integrados do primeiro pavimento cozinha e sala de jantar  reinteram o modernismo, com acesso facilitado e como divisão da sala jantar com a sala de TV, o lavabo com um glamour de suite de hospedes que se localiza na própria sala de TV.
Tudo pensando na intimidade dos moradores mas lembrando dos amigos que os vem vizitar. 

A sala de Jantar com seus poucos móveis deixa um tom de tranquilidade, pois assim deve ser um encontro para alimentação, seja em família ou entre amigos.
Novamente podemos citar os paineis de vidro possibilitando uma paisagem externa de grande valor.
A mesa de vidro, compõe o visual da transparência aumentando assim o campo de visão e valorizando os materiais nobres aplicados ao piso.


A sala de TV aconchegante e equipada para seções de cinema com a familia e com amigos, pode virar um dormitório para vizitas, isso é possivel graças ao móveis planejados para possibilitar esta dupla função do ambiente.
  

Os acessos aos ambientes intimos da casa foi pensado a ser claro e arejado beneficiando assim a vida neste setor da casa e deixando de ser apenas um corredor possibilita a caracterização deste em uma galeria de artes. 
Moderno e com um toque cultural a uma familia voltada a artes.




Os dormitórios são providos de banheiros constituindo assim as suites, intimidade aos usuários.

Melhor aproveitamento de recursos, e cada qual com um pequeno terraço. que possibilita uma vida ao ar livre, aproveitando a bela paisagem na qual o empreendimento é constituido.



A cozinha com um ar moderno e funcional, tem como apoio uma despensa que também pode ser utilizada como louçário, com armários funcionais, esta com um fogão em ilha requer uma bela coifa, que deve ser incorporada pelo ambiente e aos móveis deste.

A grande varanda lateral compõe a fachada lateral que se dá a uma área instituiçional do empreendimento.

Possivelmente uma praça, o que nos dá a liberdade de pensar um muro baixo, ou uma cerca viva no trecho do recuo frontal.

Ao lado direito de quem para a frente da edificação olha. 






© Todos os projetos apresentados aqui são de autoria e todos os direitos destes são de propriedade do criador e administrador do bloog segundo as leis 9610/98 e 12853/13.

Comentários